Sobre Nós

BEM VINDO AO

MOCHILEIROS HOSTEL

O Guaraú é um bairro de Peruíbe – SP, a menos de 3h da cidade de São Paulo, onde você ainda encontra muita natureza preservada.

A região de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá abriga uma enorme biodiversidade, com mais de 380 espécies de aves registradas. É reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das áreas prioritárias para conservação, e a BirdLife International a classificou como IBA (Important Bird and Biodiversity Area).

Todos sabem que um passeio na Mata Atlântica significa excelentes oportunidades para ver e fotografar não só aves, mas também insetos, flores, aranhas, plantas, paisagens – com alguma sorte, até mesmo anfíbios, répteis ou mamíferos.

Além da localização privilegiada, o Guaraú possui várias vantagens:

– O hostel Mochileiros mantém comedouros com frutas e bebedouros para as aves. Para quem ainda não conhece, saiba que nos comedouros e bebedouros você conseguirá observar de perto e fazer ótimas fotos de várias espécies de aves, como (citar as mais comuns que aparecem). Os comedouros ficam em meio a galhos e cipós, por isso as pessoas conseguem fazer fotos sem que apareçam os bebedouros ou as frutas. Entre junho e agosto é a época em que os comedouros estão mais movimentados.

– O Mochileiros fica localizado no meio do bairro. Não é preciso percorrer grandes distâncias para começar a passarinhar. Vários passeios são feitos a pé, saindo do hostel e caminhando em meio às ruas do bairro, que possui vários terrenos com árvores e vegetação da Mata Atlântica. Numa das vezes que fui, enquanto tomava o café da manhã, resolvi dar uma olhada na rua e vi um falcão-relógio passar voando baixo, a menos de 4 metros do chão, fugindo de um bem-te-vi.

– O hostel Mochileiros pertence ao biólogo Fabio Donizette, mais conhecido como Fabio Barata (apelido da época da faculdade). Fabio é herpetólogo, ou seja, se especializou em anfíbios e répteis, mas há alguns conheceu o mundo do birdwatching e agora se tornou um guia especialista.

A grande vantagem de fazer um passeio com um guia residente no local é que ele monitora a região, está sempre a par de novidades, e sabe quais os pontos mais prováveis para procurar as aves.

– A praia do Guaraú e o caminho até a praia, em meio às restingas, com as montanhas ao fundo, compõem cenários que rendem lindas fotos de paisagem.

– Pequenas cachoeiras e rios de água cristalina e gelada também fazem parte das atrações.

– O Fabio organiza passeios pelágicos (saídas de barco para ver as aves marinhas) que costumam fazer bastante sucesso na comunidade dos birdwatchers.

O Guaraú é um bairro seguro, tranquilo, onde todos se conhecem. Ou melhor, podemos dizer que o Fabio é conhecido por todos e se dá bem com todo mundo. Outra vantagem de fazer o passeio no Guaraú é essa sensação de que você está contribuindo para a preservação de uma área. Você fica hospedado num hostel de alguém que é morador da cidade, come nos restaurantes, faz compras na padaria.

Graças ao Fabio e ao Mochileiros, hoje todos do bairro sabem o que é birdwatching e aprenderam a não matar mais serpentes (em vez disso, quando aparece uma no quintal ou na casa da pessoa, ligam para o Fabio e ele vai capturar para soltar em outro local), e no inverno muitos moradores fazem comedouros nos seus quintais.

O Guaraú é um dos pequenos paraísos na Terra, um dos meus locais favoritos de Mata Atlântica. Se não bastassem todas as vantagens do local, o Fabio presta um atendimento ao mesmo tempo caloroso e profissional. É uma pessoa muito simpática, agradável, dessas que não traz ruído ou problema algum ao passeio. Sabe conversar sobre muitos assuntos, ou se você preferir ele sabe respeitar o silêncio e os momentos de pura contemplação da natureza. O Guaraú é um lugar para ir várias vezes, recomendo bastante o passeio.

Por Claudia Komesu – editora do Virtude-ag.com

OBSERVAÇÃO DE AVES - PERUÍBE - GUARAÚ - ITANHAÉM

0
Espécies
0
Endêmicas
0
Marinhas

PORQUE ESCOLHER

A MOCHILEIROS HOSTEL

  • Localização Privilegiada
  • Guia especializado
  • Comedouro de Aves
  • Roteiros especializados
  • Trilhas na Mata
  • Praias Desertas
  • Cachoeiras
  • Wi-fi
  • Cozinha Comunitária
capa-guarau
38133467_1930098970343450_2647961979251064832_n
gaviao-pombo-pequeno

INSTAGRAM